Blog do estado do

Rio de Janeiro . RJ

Home
Artigos


 
 




História Olimpíadas - Rio 2016 

 
As Olimpíadas – Ou Jogos Olímpicos, foram criadas em 2500 a.C pelos gregos que queriam fazer uma homenagem a Zeus, o maior dos deuses da mitologia grega.

Os gregos se uniam em Olímpia – por isso o termo Olimpíadas, para disputar as competições esportivas. Só poderia participar pessoas livres, que disputavam atletismo, boxe, luta, pentatlo e corrida de cavalo. Naquela época, o premio para o vencedor era apenas uma coroa com folhas de louro, simbolizando a vitória. O primeiro vencedor da historia dos Jogos Olímpicos foi Coroebus. Esse evento foi até 394 d.C., quando Teodósio II, imperador grego, proibiu a realização dos jogos.

Depois de 1500 anos, o francês Pierre de Fredy, barão de Coubertin, voltou com a celebração. O mesmo disse na época que, a prática do esporte é uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do homem, e assim, foi realizado no dia 23 de junho de 1894, uma competição com atletas amadores de vários países. Na primeira edição, participaram 285 atletas de 13 países, em provas de atletismo, luta livre, esgrima, ciclismo, natação, tênis, ginásticas e halterofilismo.

As Olimpíadas também, já serviram de palco para manifestações politicas, como Adolf Hitler não ter ficado com a premiação do norte-americano negro Jesse Owens ou até mesmo o boicote do EUA nos jogos de Moscou, em 1980 na época da Guerra Fria.

E com o slogan “Viva sua paixão”, teremos nesse ano de 2016, pela 31ª vez, os Jogos Olímpicos. E, dessa vez, realizado em terrar tupiniquins, mais exatamente no Rio de Janeiro. A histórica escolha aconteceu em Copenhague – Dinamarca, no dia 2 de outubro de 2009.

Vinicius e Tom são os mascotes dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, respectivamente. O evento acontecerá entre os dias 5 e 21 de agosto, e as Paraolimpíadas entre 7 e 18 de setembro. Abertura e encerramento será no estádio do Maracanã. Ao todo, serão 12.500 atletas aproximadamente, de 206 países disputando 28 modalidades, com a inclusão de dois novos esportes: rubgy sevens e golfe.

As Olimpíadas desse ano no Brasil prometem ser um marco histórico para o país, levantando-o financeiramente e globalmente!!



Compartilhar










Blog do Estado do Rio de Janeiro . RJ